top of page
logo cochilo horizontal.png

Edição Especial

Dia mundial do Sono

Um alerta mundial sobre a importância e o cuidado com o sono
(e claro do Cochilo!)  

cropped-WSD19_Web-Banner_2000x175-1.png

Que tal pensar no futuro agora?

"Sono saudável, envelhecimento saudável"

Esse é o tema do Dia Mundial do Sono, iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine). Este dia foi criado como um esforço global para aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros problemas de sono que impactam toda a população e são frequentemente negligenciados ou simplesmente desconhecidos.

Nesta dia especial a Cochilo participa na disseminação de conhecimento. Boa leitura ;)
Ao final, participe da nossa campanha #SouCochilante e concorra a mimos!

>> A sonolência é um estado fisiológico natural.É impossível controlar o sono, porque é involuntário <<

Não é possível viver sem dormir. Mais: cerca de 1/3 da nossa vida passamos dormindo.
Trata-se de uma necessidade básica do ser humano. Por isso, a privação do sono pode levar até a morte em uma situação extrema.


O ato de dormir não é apenas pelo descanso. O sono é responsável por reparar vários órgãos do nosso corpo. O cérebro é um deles. Antes, se pensava que a nossa cabeça repousava com o corpo e isso foi descartado pela ciência. 

 

Mas o sono é importante porque, enquanto dormimos, o nosso cérebro remove proteínas tóxicas dos neurônios. É praticamente uma limpeza.
 

Além disso, o sono reforça o aprendizado. Toda a informação que aprendemos durante o dia é processada e potencializada enquanto descansamos. Ao mesmo tempo, as informações desnecessárias e irrelevantes são eliminadas. Por que você acha que não lembra de tantas coisas no seu dia a dia, como o café da manhã de três dias atrás?

Dormir é perda de tempo?

Dormir é perda de tempo?

O que acontece quando ficamos sem dormir?

A privação do sono, portanto, faz com que essas proteínas tóxicas permaneçam no cérebro e impactando a capacidade de raciocínio e a sua produtividade. Isso nenhuma cafeína recupera. 


Por isso, a insônia é tão prejudicial. Poucas pessoas nunca sofreram com insônia, seja aquela mais pontual ou, em casos mais graves, recorrentes. Quando não dormimos, apresentamos uma grande quantidade de sintomas negativos no dia seguinte. 


Isso ocorre tanto em relação ao humor quanto à parte física, que transformam o dia em um exercício constante de sobrevivência. Conheça alguns dos sintomas: 

 

Irritabilidade; 

Fadiga; 

Falta de concentração; 

Mau humor; 

Dor de cabeça; 

Falhas de memória; 

Retarda a capacidade de processar informações e resolver problemas ;

Mata a criatividade;

Eleva níveis de estresse e reatividade emocional.