logo cochilo horizontal.png

Edição Especial

Dia mundial do Sono

Um alerta mundial sobre a importância e o cuidado com o sono
(e claro do Cochilo!)  

Que tal pensar no futuro agora?

"Sono saudável, envelhecimento saudável"

Esse é o tema do Dia Mundial do Sono, iniciativa da Associação Mundial de Medicina do Sono (World Association of Sleep Medicine). Este dia foi criado como um esforço global para aumentar o conhecimento da população sobre os inúmeros problemas de sono que impactam toda a população e são frequentemente negligenciados ou simplesmente desconhecidos.

Nesta dia especial a Cochilo participa na disseminação de conhecimento. Boa leitura ;)
Ao final, participe da nossa campanha #SouCochilante e concorra a mimos!

>> A sonolência é um estado fisiológico natural.É impossível controlar o sono, porque é involuntário <<

Não é possível viver sem dormir. Mais: cerca de 1/3 da nossa vida passamos dormindo.
Trata-se de uma necessidade básica do ser humano. Por isso, a privação do sono pode levar até a morte em uma situação extrema.


O ato de dormir não é apenas pelo descanso. O sono é responsável por reparar vários órgãos do nosso corpo. O cérebro é um deles. Antes, se pensava que a nossa cabeça repousava com o corpo e isso foi descartado pela ciência. 

 

Mas o sono é importante porque, enquanto dormimos, o nosso cérebro remove proteínas tóxicas dos neurônios. É praticamente uma limpeza.
 

Além disso, o sono reforça o aprendizado. Toda a informação que aprendemos durante o dia é processada e potencializada enquanto descansamos. Ao mesmo tempo, as informações desnecessárias e irrelevantes são eliminadas. Por que você acha que não lembra de tantas coisas no seu dia a dia, como o café da manhã de três dias atrás?

O que acontece quando ficamos sem dormir?

A privação do sono, portanto, faz com que essas proteínas tóxicas permaneçam no cérebro e impactando a capacidade de raciocínio e a sua produtividade. Isso nenhuma cafeína recupera. 


Por isso, a insônia é tão prejudicial. Poucas pessoas nunca sofreram com insônia, seja aquela mais pontual ou, em casos mais graves, recorrentes. Quando não dormimos, apresentamos uma grande quantidade de sintomas negativos no dia seguinte. 


Isso ocorre tanto em relação ao humor quanto à parte física, que transformam o dia em um exercício constante de sobrevivência. Conheça alguns dos sintomas: 

 

Irritabilidade; 

Fadiga; 

Falta de concentração; 

Mau humor; 

Dor de cabeça; 

Falhas de memória; 

Retarda a capacidade de processar informações e resolver problemas ;

Mata a criatividade;

Eleva níveis de estresse e reatividade emocional.

Pode tirar um cochilo? Pode, e sem culpa!

A culpa ou vergonha por tirar cochilos vem do estereótipo de que essas pausas são necessárias apenas para bebês e crianças. 


Essa é uma visão errada. A organização National Sleep Foundation recomenda que façamos sonecas de 20 a 30 minutos durante o dia. Não é por acaso. Estudos mostram que o cochilar tem efeitos como o de melhorar nosso estado de alerta e atingir o nosso desempenho máximo.


Especialistas também afirmam que essas sonecas não interrompem o sono noturno ou causam sonolência. Ao contrário. A fundação explica que existem três tipos diferentes de cochilos:

Cochilo planejado (nem sempre precisa estar sonolento): é um tipo de cochilo que a pessoa induz durante o dia, em vez de esperar ficar com sono.

Cochilo de emergência: é aquele que ocorre quando a pessoa sente uma sensação de sonolência esmagadora e precisa descansar antes de continuar com o seu dia. 

Cochilo habitual: é a ação de cochilar em um período de tempo semelhante a todo dia. Aquela soneca de 15 minutos após o almoço, por exemplo

De todos eles, o cochilo planejado é o melhor, pois se transforma em rotina e isso é muito bom para nosso corpo. Muitas pesquisas sobre nossos ritmos circadianos, que é o período de 24 horas sobre o qual se baseia o ciclo biológico dos seres humanos, mostram que precisamos manter os nossos relógios internos do corpo estabilizados. A soneca ajuda nisso.


Os efeitos positivos no resto do nosso corpo são rápidos. O cochilo estabiliza nossos hormônios, mantém nossa temperatura corporal regulada, assim como o nosso metabolismo sob controle e também aumenta o nosso sistema imunológico. 
 

Os níveis de energia variam de pessoa para pessoa. Porém, na maioria das vezes, as pessoas precisam de um descanso entre às 13h e 15h. Por isso, sentimos a necessidade de dormir após o almoço. O horário também garante que o seu sono noturno não será afetado.

E um cafézinho?

Ingerir bebidas com cafeína, como um café, pode auxiliar por um pequeno espaço de tempo, mas não irá dar fim ao sono. O efeito é breve e serve apenas para diminuir o hormônio da adenosina, que gera a sonolência. Isso, no entanto, não substitui as horas dormidas.


Após o efeito da cafeína, o resultado é quase sempre o mesmo: o seu corpo adormece sem avisar: é aquela sensação de cansaço durante o dia.

Ao estudar pilotos militares e astronautas, a agência americana NASA descobriu: 

  • Cochilos de 40 minutos durante o dia de trabalho melhoraram em 34% o desempenho desses profissionais;

  • O estado de alerta deles também aumentou em 100%. Esses trabalhadores cometeram menos erros no local de trabalho e evitaram mais acidentes.

  • Eles processaram melhor as suas emoções e equilibraram os seus sentimentos 

  • Se tornaram mais racionais e mentalmente saudáveis a longo prazo.

Em resumo: começaram a ter uma vida mais equilibrada e saudável

 

Evidentemente que cada pessoa é diferente da outra. Umas precisam de mais tempo e outras de menos, além dos horários poderem ser diferentes. Todas, no entanto, terão benefícios com um revigorante cochilo.


O importante é deixar preconceitos de lado e aceitar que o ato de cochilar é uma necessidade fisiológica. Trata-se de algo natural. Cochilar é abastecer o reator da vida.

 vamos cochilar! conheça os benefícios de cada tempo 

E ai, vai tirar um cochilo? Dicas para maximizar os benefícios do Cochilo:

  •  Defina o tempo: não cochile demais.
    (Muito tempo pode ocorrer torpor, que é praticamente um estado de entorpecimento);

  •  Máximo de silêncio;

  •  Pouca ou nenhuma luz;

  • Dê preferência uma posição e local diferente de onde você dorme à noite;

  •  Use um cobertor ou lençol para manter a temperatura do corpo regulada;

 #SouCochilante

Para comemorar o Dia Mundial do Sono e firmar seu compromisso com sua saúde, deixe aqui seu comentário e concorra a mimos da Cochilo!

Queremos saber porquê tem orgulho de dizer #SouCochilante!

sorteio de 
 Máscaras Terapêuticas e Canecas Cochilo!

 

Você pode participar até 28/03 até 24h. Os ganhadores serão revelados no dia 29/03! :)

Quer saber mais ou ficou com alguma dúvida?

Entre em contato:

cochilo@cochilo.com.br

11 3796 5444

E conheça mais sobre a Cochilo:

www.cochilo.com.br

PARTICIPE E CONCORRA

mimos da Cochilo! :)

logo cochilo horizontal.png